Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O assunto é regulação

Agente de crédito de correspondentes precisará obter certificação até 2014

DE SÃO PAULO

Os agentes de crédito que trabalham nos mais de 160 mil correspondentes pelo Brasil serão obrigados a ter certificação para trabalhar a partir do ano 2014.

Entidades ligadas ao sistema financeiro se mobilizam para oferecer os exames que darão os certificados aos correspondentes até o prazo.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou na última semana o início das provas.

Os agentes também podem buscar o certificado na Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) e na Aneps (Associação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços).

A certificação tornou-se obrigatória a partir de uma medida publicada pelo Banco Central no início do ano passado.

O texto previa uma série de alterações para os correspondentes, entre as quais a obrigatoriedade de disponibilizar material publicitário e de divulgação do banco que representam.

Cada ponto de correspondência será obrigado a manter ao menos um agente com a certificação.

Os exames para conseguir o atestado incluem testes sobre o SFN (Sistema Financeiro Nacional) e sobre o Código do Consumidor, além de questões específicas sobre as modalidades de crédito.

"A certificação é uma coisa boa para o mercado. Tem que regular. É muito bom para o consumidor porque [o agente] vai saber o que oferecer", afirma o diretor-presidente da Acrefi, Antônio Augusto de Almeida Leite.

A Febraban estima que os exames compreendam um universo de mais de 400 mil profissionais.

Segundo Leite, os agentes terão de renovar o certificado após um período. A primeira turma da Acrefi, por exemplo, terá de voltar às provas em cinco anos. Este prazo será reduzido para até três anos nas próximas provas.

Não há ainda uma definição sobre quem ficará responsável pela fiscalização dos e agentes certificados.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.