Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo terminal de Viracopos receberá R$ 1 bi

Consórcio vencedor de leilão quer construir hotéis para aumentar receitas do aeroporto

MARIANNA ARAGÃO
DE SÃO PAULO

A construtora UTC, vencedora do leilão de concessão de Viracopos, vai investir cerca de R$ 1 bilhão na construção do segundo terminal de passageiros do aeroporto.

O novo terminal terá capacidade para receber 13 milhões de usuários por ano (em 2011, o aeroporto recebeu 7,54 milhões de passageiros). A previsão é que as obras comecem em outubro.

O montante faz parte da primeira rodada de investimentos que o consórcio, formado pela UTC, pela Triunfo Participações e pela operadora aeroportuária francesa Egis Avia, terá de fazer até a Copa de 2014 no aeroporto.

Na primeira fase, também serão feitas melhorias no atual terminal, que incluem reformas no estacionamento e alteração da identidade visual do aeroporto. A ideia é marcar o início da nova gestão.

A UTC contratou a consultoria holandesa Naco para elaborar um plano de arquitetura e engenharia que definirá as principais obras a serem feitas em Viracopos.

"O entorno ainda pouco explorado do aeroporto nos permite pensar em diferentes oportunidades de empreendimentos", diz Ben Hasselman, diretor da Naco.

A empresa quer construir dois hotéis, um centro de convenções e um shopping nas proximidades do aeroporto. O objetivo é elevar as receitas com atividades não aeroportuárias, hoje de 11% do total, para 35% em 2041.

CONTESTAÇÃO

O resultado do leilão de concessão de Viracopos está sendo contestado na Anac por duas empresas.

A Odebrecht, derrotada no leilão, pediu a eliminação do consórcio vencedor, alegando que o grupo não cumpriu todas as exigências do edital.

Uma empresa de engenharia de Curitiba também apresentou recurso à agência.

Amanhã, o consórcio vai apresentar à Anac um recurso para se defender das contestações.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.