Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O assunto é poupança

Juro de 9% adia para 2013 projeto de mudança na regra da caderneta

DE SÃO PAULO

O governo só deve mexer nas regras da caderneta de poupança em 2013, após as eleições municipais deste ano, quando os juros pagos pela dívida pública poderão descer abaixo de 9%. Hoje, estão em 9,75%.

Assunto impopular, a remuneração da poupança poderá se tornar um percentual fixo da taxa Selic, os juros do governo -por exemplo, entre 60% e 80%.

Hoje, seria algo entre 5,85% a 7,8% ao ano. Mas, com a Selic em 8%, a poupança renderia entre 4,8% e 6,4%. O percentual ainda não foi definido.

Também estaria em estudo no governo que a mudança nas regras só tenha validade para as novas aplicações. Nesse caso, quem depositar antes da mudança teria garantida a aplicação das taxas e regras anteriores.

Com juros mínimos de 6,17% mais TR (Taxa Referencial) ao ano estabelecido em lei, a poupança já rende igual ou mais do que os fundos de investimento do tipo DI com taxa de administração de 1,5% se o investidor resgatar a aplicação em menos de seis meses e pagar Imposto de Renda na alíquota de 22,5%.

Quando os juros caírem para 9%, o que deve acontecer já em abril, só os fundos com taxa de administração de 1% conseguirão empatar com o rendimento da poupança.

A leitura do governo é que a situação só ficará insustentável quando os juros descerem a 8,5%. Com essa taxa, a maioria dos fundos DI vendidos pelos bancos de varejo perderá para a poupança, levando a uma migração dos investidores.

O governo, porém, depende dos fundos de investimento para vender títulos da dívida pública.

A urgência em resolver o problema, que sofre forte resistência no Congresso, diminuiu após a divulgação da ata da mais recente reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC).

O documento deixou claro que o atual ciclo de redução nos juros será encerrado quando a taxa atingir 9%.

(TONI SCIARRETTA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.