Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Capital semente' ainda engatinha no município

DO ENVIADO A SÃO CARLOS

O portal de artesanato Elo7 foi criado por ex-alunos da UFSCar, Juliano e Mônica Ipólito, e virou símbolo do boom de "startups" (empresas iniciantes) apoiadas por "venture capital" (capital semente) no país, atraindo os fundos americanos Accel e Insight.

Embora tenha desenvolvido a "vocação" para internet na cidade, Juliano estabeleceu o Elo7 -e foi descoberto pelos fundos- em Campinas.

O capital semente privado ainda está distante de São Carlos, que por ora se apoia em órgãos de fomento, como Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Um dos motivos é a presença relativamente pequena de "startups" de tecnologia da informação, o maior alvo dos fundos -embora a cidade tenha empresas que atuam na área de produção de games.

Em outros setores, já é possível achar sinais de "venture capital" privado. É o caso da Nanox, de nanotecnologia, nascida na UFSCar. Gustavo Simões, químico pela universidade, diz que recebeu aporte do fundo brasileiro Novarum, o que permitiu estruturar a empresa.

E lançar "uma partícula que se adiciona ao plástico e mata bactérias e fungos". Já com patente americana, a Nanox vai à NPE (National Plastic Exposition), nos Estados Unidos.

(NS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.