Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@grupolha.com.br / twitter: @folha_mercado

Comprei ações em 2008, e elas caíram muito; vendo ou espero que valorizem?

C.E.C., de Porto Feliz (SP)

RESPOSTA DO CONSULTOR DE FINANÇAS MAURO CALIL, DA CALIL&CALIL - Caro leitor, durante o ano de 2008 houve acontecimentos extremos.

Do lado positivo, o título de "grau de investimento", recebido pelo Brasil em 30 de abril daquele ano, que elevou as cotações e provocou euforia nos investidores.

Do negativo, a crise da Bolsa, que desvalorizou fortemente o Ibovespa, seu principal índice, e a maior parte das ações.

O momento mais grave ocorreu com a quebra do banco norte-americano Lehman Brothers.

Há uma expressão muito conhecida no mercado e que é determinante para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores: "comprar na baixa e vender na alta".

Como você declara ainda amargar prejuízo, deve ter comprado na alta, justamente no momento de euforia, ou seja, não era o melhor momento para começar a investir na Bolsa.

A sua situação hoje seria muito diferente se tivesse começado a investir nos momentos de agravamento da crise, quando as cotações caíram muito, e ações ficaram mais baratas.

Em relação às alternativas apresentadas, esperar ou realizar prejuízo, sugiro que coloque na conta os dividendos que certamente já recebeu. Desconte esse valor da desvalorização e tenha a real dimensão do prejuízo que você amarga até o momento.

Se você precisar desse dinheiro rapidamente, é melhor aceitar a perda.

Caso possa esperar e não tenha outra opção para recuperar mais rapidamente o que foi perdido, é melhor aguardar.

É bom lembrar que ações de empresas como Petrobras e Vale permitem operar com derivativos fazendo o chamado lançamento coberto de opções.

Procure seu agente de investimentos e se informe sobre como essa estratégia pode ajudar você a diminuir as suas perdas.

Eu invisto em

Frederico Reuter, ator; o Ricardo da novela 'Aquele Beijo'

"Estou investindo em coisas da minha carreira. Já investi na Bolsa. Quando ela voltar a dar lucro e eu tiver dinheiro, com certeza [investirei]"

BANCOS

Quais investimentos eu posso fazer pelo banco no lugar da corretora? A aplicação do Tesouro pode ser feita on-line?
V.A., de São Paulo

RESPOSTA - Todas as operações podem ser feitas pela corretora do banco desde que ela esteja integrada ao sistema de atendimento dele e que haja a oferta dos produtos e dos serviços que você procura.

A compra de títulos, especificamente, pode ser feita diretamente pela página do Tesouro Direto (tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto), por meio de uma corretora ou por um banco.

Algumas corretoras e alguns bancos têm sistemas integrados à página do Tesouro, com acesso direto.

No site do Tesouro, você encontra ainda uma relação com mais de dez instituições que oferecem esse tipo de serviço.

Na página, há também uma tabela com as taxas cobradas por cada uma delas.

PREVIDÊNCIA

Tenho 29 anos e tenho uma aplicação VGBL com 10% em ações. Qual é o melhor momento para aumentar a aplicação em ação? Existe outra maneira de entrar no mercado de ações com investimento de um salário mínimo por mês?
F.F., de Barra Bonita (SP)

RESPOSTA - Se você está falando em aposentadoria e tem mais de dez anos para se aposentar, prefira o maior peso em renda variável.

Lembre-se de que as rentabilidades nas ações podem ser positivas ou negativas. Por isso, o prazo longo e os aportes regulares, aliados a uma boa gestão, serão fundamentais para que haja rentabilidade superior à renda fixa no longo prazo.

Se a pessoa tiver menos que cinco anos até a aposentadoria, é melhor ser conservador para evitar que uma eventual queda acentuada na Bolsa de Valores prejudique o patrimônio. Pode haver pouco tempo para uma recuperação.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.