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Automóveis

Montadoras aumentam experiências de luxo

Marcas apostam em ações de relacionamentos com clientes em universos 'exclusivos'

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE SÃO PAULO

De olho no segmento de luxo do mercado de automóveis, montadoras como Mercedes-Benz, Land Rover, Audi e BMW estão expandindo no Brasil ações de relacionamento com os clientes.

A ideia é transportá-los para universos "exclusivos", como pistas de corrida e haras, nos quais terão uma experiência única com seus carros.

No Haras Larissa, a 117 quilômetros de São Paulo, a Land Rover montou o primeiro centro de experiência da América Latina, espaço "exclusivo do exclusivo".

O cliente paga de R$ 800 a R$ 1.200 para a "experiência" de dirigir modelos da marca em diversos terrenos -o hotel local é só para convidados.

O professor de pós-graduação Marcus Soares, 56,fez isso em duas expedições, uma delas para Botsuana (África), e disse que não enxerga motivação contrária à ação de marketing das montadoras.

"Com a experiência, associei a marca ao veículo e passei a ter confiança", afirma.

"A marca tem apelo próprio, mas a experiência acrescenta na decisão de comprar ou não o carro", diz o consultor Hugo Caccuri Júnior, 55.

O responsável pelo centro da Land Rover, Augusto Carvalho, afirmou que o conceito de "experiência" vem crescendo no Brasil. Sem detalhar números, afirma que a ação "planta uma semente" para a decisão de compra.

Na Audi, a lista de convidados para viagens ao exterior é de responsabilidade do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), associação de empresários brasileiros liderados por João Dória Júnior.

Na lista, segundo o diretor de vendas e marketing da Audi, Leandro Radomile, estão "presidentes de grandes organizações" que se hospedam no hotel montado na pista de Le Mans, na França, para assistir à corrida.

Segundo Radomile, 40% da estratégia de marketing da marca é para o relacionamento com cliente. "Marcas transmitem status só sentido com experiências como essa."

A Mercedes-Benz tem seis ações dessas no calendário anual. Para 2012, a marca aumentou de 10 para 12 os eventos de apresentação ("road show") em cidades que ainda não têm concessionária.

"Esse é um investimento que cresce a cada ano e demonstra resultados associados a outras ações, como a comunicação no varejo", diz o gerente de comunicação de marketing da Mercedes no Brasil, Arthur Wong.

A BMW vai iniciar neste ano, com quatro carros, na competição GT Brasil, cujas corridas são cercadas de glamour e servem como ações para vendas. No calendário da marca, também há festival de música e "test drive".

"Os eventos são fundamentais para mostrar a marca. Cerca de 30% da verba com marketing é destinada a ações com o cliente", diz o presidente da BMW no Brasil, Jörg Henning Dornbusch.

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