Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Criador do Porsche 911, designer morre aos 76

Ferdinand A. Porsche era neto do fundador da montadora alemã

Modelo criado pelo executivo em 1963 tornou-se símbolo duradouro da luxuosa fábrica de automóveis

BRUCE WEBER
DO “NEW YORK TIMES”

Criador do mítico modelo 911 e neto do fundador da montadora alemã de carros de luxo, o designer Ferdinand A. Porsche morreu na última quinta-feira em Salzburg, na Áustria, aos 76 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Porsche, conhecido pela abreviação F.A., se juntou ao grupo em 1958 como aprendiz na área de design, se aprofundando posteriormente nos detalhes de engenharia, aerodinâmica e carroceria.

Foi responsável por criar, em 1963, o Porsche 911 - um modelo esportivo que se transformou em uma assinatura duradoura da fábrica de automóveis alemã.

O Porsche 911 se tornou um sucesso imediato, e a companhia nunca o aposentou em quase meio século.

Em sua sétima geração, o modelo tem preços a partir de US$ 80 mil e continua a ser um símbolo de luxo e excelência de engenharia.

Além do apelo estético, o 911 original foi reconhecido por introduzir funcionalidades, como mais espaço para o motorista e portas maiores, que facilitavam a entrada e saída do veículo.

A criação ajudou a forjar a reputação de F.A. como um designer que prezava a função acima de tudo. "A funcionalidade deve ser percebida através do visual, sem se apoiar em dispositivos que precisam ser explicados."

F.A. também iniciou a Porsche Design, responsável por levar a marca para itens como malas e óculos de sol.

HISTÓRIA

Como um engenheiro que trabalhava para a equipe de corrida da Daimler-Benz, o avô de F.A. Porsche, Ferdinand, conheceu Adolf Hitler, então um fã de corridas de automóvel, no início de sua ascensão ao poder.

Porsche começou sua própria companhia nos anos 30, e rapidamente respondeu aos pedidos de Hitler que, quando chanceler, requisitou a ele que criasse um carro acessível a alemães comuns.

Ferdinand e seu filho, Ferry, criaram então o primeiro protótipo de um chamado "carro do povo" - em alemão, Volkswagen.

Hitler aprovou o design e uma fábrica foi construída, mas a eclosão da guerra adiou a produção dos modelos. Nesse meio tempo, a Porsche fabricou tanques e motores de avião para os militares nazistas.

Foi Ferry Porsche quem transformou o negócio de seu pai de uma companhia de engenharia e design para uma fabricante de veículos propriamente dita.

A Volkswagen, que se tornou independente após a segunda guerra e hoje possui 49,9% da Porsche, negocia a aquisição do restante das ações da empresa.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.