Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foxconn já fabrica o iPad 2 brasileiro

Tablet da Apple está sendo montado na fábrica de Jundiaí, em SP, há dois meses; vendas devem começar em maio

Preço só deve cair após instalação de fábrica de componentes no país, que também deverá ser anunciada mês que vem

JULIO WIZIACK
DE SÃO PAULO

O presidente mundial da Foxconn (a empresa taiwanesa que fabrica os produtos da Apple) marcou para maio uma visita ao Brasil. Ele anunciará o início das vendas dos iPad 2 feitos no país e os rumos dos investimentos.

A Folha apurou que, embora a documentação do novo tablet da Apple no país esteja pendente, a fábrica de Jundiaí está produzindo o equipamento há pelo menos dois meses.

Os iPad 2 saem da fábrica em carros-fortes contratados para levá-los até o depósito de uma empresa de valores. Essa foi a saída para evitar roubos ou que o produto vazasse para o mercado.

A documentação do equipamento já foi submetida às autoridades e, por isso, a Foxconn deu início à produção.

Entre elas está a certificação do equipamento pela Anatel e a verificação do PPB (Plano de Produção Básico) para o novo modelo do iPad.

A fonte que confirmou a informação à Folha disse que somente haveria irregularidade se os novos iPads chegassem ao mercado sem a documentação exigida. Por isso, foi montada uma "operação de guerra" entre a Foxconn e a empresa que transporta e armazena valores.

PREÇO

Ainda não se sabe se haverá uma redução de preço nos equipamentos. A queda mais sensível ao consumidor só virá após a instalação de uma nova fábrica da Foxconn no Brasil, que também deverá ser anunciada em maio. A Folha não obteve a confirmação do local, que deverá ser no Estado de São Paulo.

Sozinha, essa unidade consumirá investimentos iniciais de US$ 2 bilhões. Será destinada à produção de componentes para tablets em geral, desde a placa (chassi) até as telas de LCD.

No ano passado, a companhia anunciou um pacote de investimento de US$ 12 bilhões, previsto para cinco anos.

Como a Folha antecipou na ocasião do anúncio, a primeira etapa do plano da Foxconn prevê a produção de smartphones, tablets e monitores de 32 polegadas até 2013. A nova fábrica passaria a operar a segunda fase em 2016, dando início à produção de TVs full HD de LCD de até 60 polegadas.

Consultada, a Foxconn disse que não faria comentários sobre os produtos da Apple devido à confidencialidade do contrato.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.