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Nova lei vai tentar frear longas jornadas nas rodovias do país

DO ENVIADO AO CENTRO-OESTE

O Brasil é um país rodoviário, mas, apesar disso, a profissão de caminhoneiro jamais foi regulamentada. Na semana passada, depois de anos de discussão, o Congresso aprovou uma lei que regulamenta essa atividade.

"A lei sozinha não vai resolver nada. É preciso que caminhoneiros e transportadores cumpram o que determina a legislação", diz Epitácio dos Santos, presidente da Federação dos Trabalhadores do Transporte do Paraná.

A nova regra determina uma jornada de 44 horas semanais para os caminhoneiros e autoriza duas horas extras por dia, o que (considerando o sábado) permite mais 12 horas de trabalho.

O modelo de remuneração por comissão não foi proibido, mas ele não pode impor jornadas excessivas, além daquelas fixadas pela lei.

Os transportadores criticam a lei. Dizem que o novo modelo resultará no aumento do custo do frete, já um problema para regiões do interior do país.

(AB)

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