Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aplicações devem ser revisadas a cada 3 meses

Avalie sempre tanto meta quanto estratégia

DE SÃO PAULO

Mesmo que o foco da aplicação seja o longo prazo, é preciso rever constantemente os investimentos, para avaliar como andam os rendimentos e se é preciso fazer algum ajuste de estratégias ou metas financeiras.

Especialistas consultados pela Folha orientam que a revisão seja feita a cada três meses no caso de aplicações administradas pelo próprio investidor.

"Para investimentos feitos por gestores de recursos ou seguradoras [como planos de previdência privada], há profissionais que se encarregam desse acompanhamento. Mas é preciso lembrar que o custo disso é maior", diz Mauro Calil, educador financeiro.

As taxas cobradas por corretoras para pessoas físicas que investem em ações geralmente vão de 0,5% a 2% do valor da transação, mas podem ser menores ou um valor fixo, conforme negociação com o cliente.

Já na previdência privada, as taxas de administração, variam de acordo com o tipo, o período e os valores do plano escolhido.

Essas taxas, que incidem sobre todo o dinheiro poupado, inclusive a rentabilidade, ficam entre 2,5% ao ano e 0,8% ao ano.

"Mas, se o investidor não tem tempo nem disposição para acompanhar o mercado e suas aplicações financeiras, é preferível que ele pague por uma gestão profissional", diz Erasmo Vieira, da Planilhar. "Abandonar um investimento traz mais prejuízo."

O investidor individual também deve reavaliar todo o planejamento financeiro, incluindo o orçamento, pelo menos uma vez por ano.

RESERVA DE EMERGÊNCIA

Ainda de acordo com os consultores, a construção do patrimônio de longo prazo como R$ 1 milhão para a aposentadoria- deve prever, antes de mais nada, uma "reserva de emergência".

Espécie de "colchão", a reserva deve contemplar, em renda fixa, o equivalente a 12 meses de gastos.

Também é indicada a diversificação em imóveis e em renda variável -que possibilita mais rentabilidade.

"O mais importante é começar a poupar o quanto antes, pois a taxa de juros trabalha a favor do dinheiro", ressalta Augusto Braúna, diretor financeiro da Brasilprev.

(CAROLINA MATOS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.