Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aviação

Sorteio de horários de voo em Congonhas tem baixa demanda

DE SÃO PAULO - Apesar de se tratar do aeroporto mais rentável do país, foi baixa a demanda por novos horários para pousos e decolagens (slots) em Congonhas, durante sorteio realizado ontem pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Dos 227 slots, apenas 119 foram alocados.

O baixo interesse se explica por se tratar de horários de final de semana, menos atraentes. Sem a demanda do mercado corporativo, as tarifas costumam ser inferiores àquelas dos horários de pico durante a semana.

Esse foi o terceiro sorteio de slots no aeroporto, procedimento padrão adotado pela Anac para aeroportos em que a demanda por horários é maior do que a oferta.

Com 30 movimentos por hora e uma operação que funciona das 6h às 22h30, Congonhas oferece 496 slots/dia.

Durante os dias úteis, os slots estão todos alocados, sendo 236 para TAM/Pantanal e 234 para a Gol.

Apesar de serem um bem da União, os slots são considerados ativos das empresas -as companhias só os perdem quando não atendem a critérios de regularidade.

Dos 119 slots distribuídos no sorteio de ontem de Congonhas, a Webjet ficou com 38, a Gol, com 32, a Passaredo, com 16, a TAM, com 15, a Avianca, com 14, e a NHT, com 4.

A Azul não chegou a participar. No leilão anterior, em março de 2010, a empresa foi sorteada com oito slots, mas atualmente só utiliza dois deles.

(MARIANA BARBOSA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.