Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Setor bancário brasileiro lucrou mais que o dos EUA pelo 8º ano

EM SÃO PAULO

O governo está convencido de que a estratégia deflagrada com a queda dos juros dos bancos oficiais para pressionar as instituições privadas fará com o que sistema bancário nacional se aproxime mais dos padrões de outros países, onde as instituições financeiras emprestam muito a um custo menor.

No Brasil, alegam interlocutores do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a lógica é inversa. Nos últimos anos, o forte crescimento das concessões de crédito se deu com a cobrança de juros elevados, o que engordou o lucro dos bancos de forma rápida e expressiva.

Pelo oitavo ano consecutivo, o sistema bancário brasileiro registrou uma rentabilidade maior do que os dos Estados Unidos, de acordo com levantamento da consultoria Economatica.

Em 2011, a rentabilidade das instituições financeiras americanas chegou a 7,63%. No Brasil, foi de 13,97%.

Além do crescimento do crédito, os ganhos com tarifas e títulos públicos também ajudam no desempenho desse mercado no país.

Segundo o levantamento da Economatica, o setor bancário foi o que teve maior lucro líquido em 2011 entre as empresas de capital aberto de outros 22 setores.

Nessa comparação são excluídos os resultados da Vale e da Petrobras.

Os 25 bancos brasileiros de capital aberto acumularam lucro de R$ 49,4 bilhões no ano, um crescimento de 14,48% em relação a 2010.

(SHEILA D'AMORIM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.