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Infraestrutura na América Latina terá US$ 21 bi até 2022

Projeto de integração regional da Unasul foi apresentado a empresários brasileiros

MARIANNA ARAGÃO
DE SÃO PAULO
CLAUDIA ANTUNES
EM SÃO PAULO

Representantes da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) apresentaram ontem a empresários brasileiros um pacote de 31 projetos de infraestrutura na América do Sul, que devem consumir investimentos de US$ 21 bilhões nos próximos dez anos.

O objetivo é despertar o interesse das companhias nacionais para as obras do plano de integração da infraestrutura regional, anunciado pelo órgão em Brasília em novembro do ano passado. As obras incluem linhas de transporte fluvial, rodovias e ferrovias em 12 países.

Em evento na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado e São Paulo), Cecilio Pérez Bordón, presidente pró-tempore do Cosiplan, comissão de infraestrutura da Unasul, disse que os governos dos países querem dialogar com o empresariado. "Precisamos de parcerias entre governo e iniciativa privada para levar os projetos adiante."

O modelo de financiamento dos projetos vai variar de país a país. "Dependerá de cada governo nacional decidir se será uma parceria público-privada (PPP), concessão ou um projeto 100% público", disse. A Unasul não descarta buscar recursos em instituições multilaterais como o BIS ou em bancos de fomento como o BNDES.

A integração da infraestrutura regional visa aumentar o comércio entre países da América do Sul. Hoje, o comércio intrarregional representa 20% das trocas entre os 12 países com o exterior.

Para María Emma Mejía, secretária-geral da Unasul, o avanço nas exportações regionais torna os países menos dependentes das trocas com países como a China.

"A possível desaceleração chinesa cria uma situação complexa para a região, devido à atual demanda por nossas matérias-primas. Se aumentarmos o comércio intrarregional, nos blindamos contra essa desaceleração."

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