Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vaivém

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

Oferta de milho vai superar 1 bi de toneladas

Pela primeira vez a oferta mundial de milho deverá superar 1 bilhão de toneladas. O aumento de plantio de 4% na safra 2012/13 permitirá uma produção de 900 milhões de toneladas que, somados aos 135 milhões em estoque, levarão a oferta mundial a 1,03 bilhão no período.

As estimativas são do IGC (Conselho Internacional de Grãos). Um dos motivos para a aceleração dessa oferta será o avanço de safra nos Estados Unidos e na Ucrânia, que terão estoques confortáveis para exportação.

O aumento de área e as perspectivas de uma safrinha recorde no Brasil também auxiliam nessa evolução mundial de oferta, segundo o levantamento da entidade.

A produção mundial de grãos deverá somar 1,87 bilhão de toneladas nesta safra, conforme o levantamento divulgado ontem pelo IGC.

Se concretizado, esse volume vai superar em 1,5% o de 2011/12. O consumo mundial poderá atingir 1,87 bilhão de toneladas, também com evolução de 1,5% no período.

Ao contrário do que deverá ocorrer com o milho, a produção de trigo recuará em 3%, para 676 milhões de toneladas. Na safra 2011/12, a produção mundial havia atingido 695 milhões de toneladas, de acordo com a avaliação do conselho.

A produção de arroz, que vem subindo nos últimos anos, registra mais um recorde em 2012/13. Segundo o IGC, a safra mundial sobe para 462 milhões de toneladas, acima dos 448 milhões anteriores. O consumo fica em 459 milhões de toneladas.

O mês de abril foi marcado por um grande número de avaliações do setor de grãos, o que trouxe volatilidade aos preços internacionais. A soja, no entanto, manteve preços firmes, devido à queda de produção na América do Sul e à área menor nos EUA.

Brasil importa 29% menos leite da Argentina no ano

A exportação de leite da Argentina para o Brasil caiu para 8.486 toneladas no primeiro trimestre deste ano, 29% menos do que em igual período de 2011. As receitas recuaram para US$ 33,7 milhões, 20% abaixo das de janeiro a março do ano passado.

As informações são da Senasa, que aponta, no entanto, que as vendas de queijo dos vizinhos ainda crescem.

No primeiro trimestre deste ano, o Brasil comprou 5.997 toneladas de queijo das indústrias argentinas, 9% mais do que em 2011.

O Brasil continua sendo o principal destino para as exportações argentinas.

Os embarques totais de carne bovina "in natura" do país vizinho caíram para 23,3 mil toneladas no trimestre, um recuo de 20%.

Banco quer se aproximar mais de produtor agrícola

Com uma carteira praticamente voltada para a pecuária, o banco Original, instituição financeira controlada pela J&F, holding que engloba JBS, Eldorado e Flora, quer avançar também nos financiamentos a produtores de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar e café.

Em dois ou três anos, o banco espera estar com uma carteira com peso de pelo menos 50% nesses produtos, segundo José Antônio Marinho Neto, diretor comercial da instituição.

O objetivo do banco é se aproximar das tradings, viabilizando o crédito a produtores de grãos. Em um primeiro momento, essas carteiras estarão voltadas apenas para os produtores. A carteira total do banco deverá atingir R$ 760 milhões neste ano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.