Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Com receio de calote, empresas questionam onde depositar recursos

Banqueiros e empresários se questionam sobre qual o melhor destino para enviar recursos depositados nos

países mais atingidos pela crise em caso de calote.

"Avaliamos onde guardar o dinheiro dessas companhias, em que países e em que bancos", diz Daniel Stelter, sócio sênior do Boston Consulting Group em Berlim.

As empresas que têm recebíveis que estão em países que eventualmente deixem a zona do euro podem ter perdas, lembra o consultor.

Stelter não quis dar detalhes sobre o trabalho, mas alerta que as companhias devem estar preparadas.

Do ponto de vista macro, Stelter diz que repartir a dívida dos países europeus em crise entre outros membros da União Europeia seria o melhor modo de resolver os problemas do continente.

Os países da zona do euro dividiriam o excesso de dívida de Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha.

A Itália, por sua vez, teria de resolver sua situação de maneira independente.

"Isso [reestruturar a dívida] é o que uma empresa privada com muitas dívidas faria", diz Stelter, que esteve no Brasil na última semana.

O consultor afirma que as medidas adotadas até agora não irão funcionar e devem levar os países mais pobres a uma profunda depressão.

Para o sócio do BCG, a raiz de toda a crise econômica europeia não está na dívida pública, mas no nível global de endividamento.

"A Alemanha também terá de pagar, de uma forma ou de outra. Ainda há a opção de escolher como pagar. Então [reestruturar a dívida], é a melhor forma para todos"

DANIEL STELTER

sócio sênior do BCG (Berlim)

BOMBONS

A Cacau Show quer retomar a expansão acelerada com mais 220 lojas no país neste ano, sendo 40% no Norte e no Nordeste, segundo seu presidente Alexandre Costa.

A rede também avalia o mercado europeu que, mesmo em crise, pode ampliar a reputação da marca. "A Bélgica pode trazer conhecimento de bons chocolateiros e nós, em troca, levamos experiência de varejo."

A Páscoa registrou aumento de vendas de 30,6% ante igual período de 2011, com 3.000 toneladas. "Dobramos investimento em marketing no primeiro quadrimestre."

talento em falta

A falta de profissionais com qualificação adequada pode colocar em risco o crescimento da América Latina. É o que diz um relatório do ManpowerGroup.

No Brasil, quase seis em cada dez empregadores tinham dificuldade em contratar por causa da falta de talentos disponíveis no mercado em 2011, segundo o levantamento.

Na Argentina, o índice é de 51% e, no México, a parcela é de 42% dos empregadores. Todos acima da média global do ano passado, de 34%.

Nas Américas, o índice de empregadores com dificuldade de contratar por ausência de talentos é de 37%.

Na mesma região, 56% deles citaram a falta de experiência ou de habilidades técnicas dos profissionais como a razão da dificuldade.

com JOANA CUNHA, VITOR SION, LUCIANA DYNIEWICZ e MARIA PAULA AUTRAN

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.