Índice geral Mercado
Mercado
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BlackBerry corre atrás dos aplicativos para reerguer-se

Com fatia de mercado em queda, RIM tenta reconquistar desenvolvedores

Sistemas da Apple e do Google tomaram dianteira nos apps; novo smartphone chega às lojas só no fim do ano

IAN AUSTEN
DO “NEW YORK TIMES”, EM OTTAWA

A fabricante do BlackBerry, Research in Motion (RIM), divulgou ontem o protótipo de seu novo telefone e sistema operacional, o BlackBerry 10, considerado a arma para recuperar a participação de mercado perdida para o iPhone (Apple) e os aparelhos que usam Android (Google).

A novidade, no entanto, ainda não está pronta e não deve chegar às lojas antes do fim deste ano. O protótipo será entregue antes a desenvolvedores de softwares, para que eles criem aplicativos.

Desde que a Apple abriu sua App Store, os aplicativos viraram um elemento importante de vendas dos smartphones. Mas os telefones BlackBerry atuais perdem para os iPhones e os aparelhos Android em termos de quantidade e qualidade de apps.

O BlackBerry 10 vai permitir a criação de apps muito mais sofisticados, desde que os desenvolvedores, mais frios desde que a queda da participação de mercado da RIM nos EUA, se reanimem.

TABLET DE GRAÇA

Desde outubro, a RIM já distribuiu cerca de 17 mil tablets PlayBook a desenvolvedores, o que ajudou a elevar o número de apps de 5.000 no terceiro trimestre para 20 mil no três meses seguintes.

Mike Abramsky, analista especializado na RIM, considera boa a estratégia de distribuir também os protótipos do smartphone, mas pondera que isso não vai garantir o sucesso dos BlackBerry 10. "É o desafio de chegar atrasado ao jogo. Estão tentando subir a escada rolante quando ela desce em ritmo crescente."

Algumas empresas, como o YouMail, vão deixar de atualizar programas para BlackBerry, se concentrando em iPhone e Android. Mas a Refresh Mobile já desenvolve dez apps para o novo sistema no Reino Unido, onde a RIM não perdeu tantas vendas.

A empresa considera que o BlackBerry 10 tem bons recursos, incluindo a integração com sites de mídia social.

Tradução de Clara Allain

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.