Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BB e Caixa cobram juro mais alto que banco menor

Instituições que atuam em nichos têm taxa mais baixa, mostra ranking

Bancos públicos, porém, estão bem posicionados na comparação com maiores rivais privados

DE SÃO PAULO
DA REUTERS

Apesar das reduções agressivas nos juros, os estatais Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal não têm as menores taxas do mercado, de acordo com ranking de taxas do Banco Central.

Instituições financeiras menores e aquelas especializadas em determinados nichos, como os bancos das montadoras, têm taxas mais competitivas do que os líderes do mercado.

Entre os grandes bancos pesquisados, porém, Caixa e BC figuram entre os que têm as taxas mais competitivas.

É o caso do cheque especial, em que a Caixa aparecia com taxa média de 4,34% ao mês, incluindo encargos. O BB tinha 8,68% -não muito distante do Bradesco (8,78%), do Itaú (8,83%), do Citibank (10,06%), do HSBC (10,14%) e do Santander (10,34%).

No cheque especial, a Caixa tinha a oitava melhor taxa, atrás de Prosper (2,11%), Cruzeiro do Sul (2,27%), Alfa (2,58%), Bonsucesso (3,10%), Bancoob (3,25%), Fator (3,25%) e BIC (4,15%).

Esses bancos trabalham pouco com cheque especial, oferecidos como uma "facilidade" aos clientes de outras linhas de crédito.

O Banco Fator, por exemplo, oferece essa taxa de cheque especial ao cliente da corretora que ficar, eventualmente, com saldo negativo.

O período da pesquisa do BC foi de 19 a 25 de abril, já após o início da primeira rodada de redução de juros dos bancos estatais, mas não pega o mais recente corte de taxas do BB, na sexta passada.

Os bancos de montadoras ofereceram as cinco melhores taxas médias para financiar a compra de veículos, à frente do BB. Esses bancos exigem entrada alta e subsidiam taxa para as empresas cumprirem metas de venda.

A mais baixa é de 0,68% ao mês do Banco GM, seguida por BMW (0,95%), Mercedes-Benz (1,05%), Renault (1,10%) e Peugeot (1,23%).

Após os bancos das montadoras, aparece o BB, com taxa média de 1,37% ao mês. Nessa linha, a Caixa teve a 23ª taxa mais atrativa, de 1,83%, atrás do Bradesco (1,64%), do Santander (1,70%) e do Itaú (1,73%).

Os bancos públicos sustentam que as taxas menores são dirigidas a clientes com os quais têm maior relacionamento. Em várias das linhas, os juros mais baixos exigem a contrapartida de conta-corrente no banco.

O argumento é que esse modelo permite ao banco manter um maior controle sobre a inadimplência.

FOLHA.com

Confira as taxas para consumidor
folha.com/no1087746

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.