Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Voadeira movida a energia solar é opção para o transporte fluvial na Amazônia

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

A voadeira, canoa de alumínio com motor de popa usada como meio de transporte fluvial pelos ribeirinhos da Amazônia, ganhou uma versão movida a energia solar em vez de combustível.

Com o uso contínuo, o barco trará mais economia de custos operacionais, diz o responsável pela invenção, o engenheiro florestal Carlos Gabriel Koury, 34.

A ideia, segundo ele, nasceu de sua experiência de nove anos de pesquisas na região. Nos deslocamentos, assim como os ribeirinhos, o engenheiro sempre precisou armazenar combustível em tonéis para percorrer longas distâncias.

Quando descobriu os motores elétricos, usados em barcos de pesca esportiva, Koury usou a tecnologia com a geração de energia fotovoltaica (renovável pelo sol).

A embarcação tem 6,7 metros de comprimento. O funcionamento é simples: seis placas solares que cobrem o barco captam a energia solar e a convertem em energia elétrica. Essa energia é armazenada em baterias e direcionada a três motores elétricos.

O sistema de captação, conversão e armazenamento da energia garantiu à voadeira solar uma autonomia de até 12 horas.

A voadeira pode levar seis pessoas. O custo de conversão de uma voadeira convencional é de cerca de R$ 20 mil, quase o dobro do de um motor convencional de 6 hp.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.