Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Brasileira empreendedora do Vale do Silício lança livro

Ayla Safir/Folhapress
A paulistana Isabel Pesce em frente ao MIT, em Cambridge, nos EUA, onde se formou
A paulistana Isabel Pesce em frente ao MIT, em Cambridge, nos EUA, onde se formou

HELTON SIMÕES GOMES
DE SÃO PAULO

De apenas 24 anos, a paulistana Isabel Pesce se tornará em junho um dos quatro brasileiros a participar do TED Global, circuito de palestras que já contou com Steve Jobs, Bill Gates e Bill Clinton.

Bel, como gosta de ser chamada, não decidiu o tema da conversa ainda, mas na sexta deu uma boa pista: lançou o livro eletrônico "A Menina do Vale", em que dá conselhos a empreendedores.

"Quero fazer essa meninada acreditar que é possível", disse à Folha.

O livro é de orientações simples tiradas das experiências vividas tanto no Vale do Silício quanto no MIT (Massachusetts Institute of Technology), onde Bel estudou.

Lá ela se graduou em engenharia elétrica, ciências da computação, administração, economia e matemática -enquanto o comum no MIT é cursar quatro matérias por semestre, Bel chegou a fazer 13.

Nas férias, ela trabalhava em gigantes globais. Passou duas vezes pela Microsoft.

Antes de ir para o Google, onde cuidou da ferramenta de tradução, recusou um convite para voltar efetivamente à Microsoft. Achou que ainda era momento de aprender.

Durante o ano letivo, participava de concursos de startups (empresas iniciantes). Com o projeto MeshPhone, um telefone celular desenhado para áreas rurais da África, chegou à final da competição de empreendedorismo do MIT em 2010.

Depois de se formar naquele ano, Bel foi para o Vale do Silício trabalhar na Ooyala como gerente de produtos.

A companhia cria e monitora plataformas de vídeo na internet e tem como clientes a Bloomberg, a Victoria's Secret e a ESPN.

A atuação de Bel fez com que ela se tornasse a primeira brasileira a ingressar no Sandbox Network, grupo que reúne jovens inovadores com menos de 30 anos.

Bel abandonou o cargo e a pós-graduação em outubro para criar o Lemon, aplicativo que gerencia gastos pessoais e empresariais.

"Eu queria ver algo começando do zero", disse. Em fevereiro, o app já era usado por 1 milhão de usuários. O livro para quem quer começar pode ser baixado em www.ameninadovale.com.br.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.