Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Livro de Sharma atribuiu a Collor criação do real

DE WASHINGTON

Em "Breakout Nations", Ruchir Sharma faz um compêndio do que move aqueles que vê como os mercados-chave hoje entre os emergentes -notadamente os Bric, Turquia, México, Polônia e República Tcheca, Coreia do Sul, países do Sudeste Asiático, África do Sul e Nigéria.

Não sem erros. Sobre o Brasil, diz que o real foi criado sob o governo Fernando Collor, em 1994, ignorando o impeachment que levou ao cargo Itamar Franco em 1992.

"Peço desculpas, alguém já me avisou e não sei como passou", afirmou Sharma à Folha. "Será corrigido." Outro tropeço, a menção ao "cruzero", veio de uma entrevista ainda on-line na página do ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco.

Apesar do erro histórico, que não contamina sua argumentação, o analista mostra domínio de um enorme volume de dados, prosa hábil e familiaridade com a cultura empresarial e pop dos países.

Baseado em Nova York, Sharma diz passar uma semana por mês em um dos países com que trabalha, imerso. No Brasil, esteve há um ano, afirma, e planeja voltar até dezembro.

BREAKOUT NATIONS

AUTOR Ruchir Sharma

EDITORA WW Norton (304 págs.)

QUANTO US$ 17,80 (R$ 34,90)

(LC)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.