Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

China ignora pedidos de países e descarta limitar exportações

Ministro do Comércio diz que superavit está dentro dos padrões internacionais

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

A China anunciou que não vai limitar suas exportações, como pediram alguns países -inclusive o Brasil-, porque considera que seu superavit está dentro dos padrões internacionais, disse Chen Duqing, ministro do Comércio.

A limitação havia sido pedida pelo Brasil durante reunião bilateral de alto nível, ocorrida em fevereiro.

"A China não deve empregar nenhuma política para limitar exportações, tanto de uma perspectiva interna com externa", disse Chen.

Ao descartar a possibilidade, Chen disse que a China é o maior exportador e o segundo importador mundial e que "a proporção do superavit com relação ao PIB está numa faixa considerada internacionalmente razoável".

"Com relação a qual porcentagem do mercado internacional as empresas chinesas podem tomar, isso deve depender totalmente de seu trabalho", disse Chen.

Em fevereiro, o vice-presidente Michel Temer pediu, durante encontro em Brasília, que o governo chinês limitasse exportações de tecidos, roupas, calçados e eletroeletrônicos ao Brasil.

Nos últimos três anos, o Brasil mantém amplo superavit com a China -US$ 11,5 bilhões em 2011. Mas no primeiro quadrimestre deste ano há deficit de US$ 292 milhões.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.