Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Saiba mais

Empresa foi alvo de operação há sete anos

DE SÃO PAULO

Em junho de 2005, um dos donos da cervejaria Petrópolis, o empresário Walter Faria, foi preso na Operação Cevada, feita pela Receita Federal e pela Polícia Federal.

Na ocasião, também foram detidos donos, diretores e advogados da Schincariol, principal alvo da ação, além de representantes de distribuidoras de bebidas.

O grupo é acusado de sonegar ao menos R$ 1 bilhão em tributos federais, como Imposto de Renda e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), e estaduais, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Ainda não houve decisão sobre o caso na Justiça.

O setor de bebidas é hoje um dos mais monitorados pela Receita Federal.

Em 2007, tornou-se obrigatória a instalação nas fábricas dos chamados medidores de vazão, sistema que permite o envio de informações on-line ao fisco sobre a produção de bebidas.

No ano seguinte, a Receita também estabeleceu a criação do Sicobe -Sistema de Controle de Produção de Bebidas- com o mesmo objetivo dos medidores de vazão: controlar, em tempo real, a produção de bebidas.

Pelo sistema, as informações são obtidas por meio de equipamentos que possibilitam o registro, a gravação e a transmissão para uma base de dados do fisco.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.