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GM desiste da publicidade mais cobiçada

Montadora desiste de anunciar no intervalo do Super Bowl (final do futebol americano) do próximo ano

Razão é o custo do spot de 30 segundos, agora de R$ 8 mi; empresa também deixou de anunciar no Facebook

DE WASHINGTON

Dias depois de anunciar que não faria mais propaganda do Facebook, a General Motors informou ontem que tampouco está interessada no intervalo comercial mais cobiçado da TV dos EUA -o Super Bowl, final do campeonato de futebol americano.

O motivo é o preço. Um spot de 30 segundos no intervalo do jogo, realizado em fevereiro, está sendo vendido a cerca de US$ 4 milhões (R$ 8 milhões) pela rede de TV CBS, dona dos direitos de transmissão em 2013.

"Entendemos o alcance que o Super Bowl tem, mas, com esse aumento no preço, não podemos justificar o gasto", disse em comunicado o diretor de marketing da empresa, Joel Ewanick.

Neste ano, o jogo foi transmitido pela NBC, que vendeu os spots a US$ 3,5 milhões.

Segundo informou o departamento de comunicação da empresa ao "Wall Street Journal", a GM "está reavaliando o gasto na área".

Em 2011, a empresa investiu US$ 4,47 bilhões em anúncios e, segundo Ewanick, as novas decisões têm como fim economizar ao menos US$ 2 bilhões em cinco anos.

Essa não será a primeira vez que a montadora, tradicionalmente uma das três grandes anunciantes do Super Bowl, ficará de fora.

Em 2009, a empresa desistiu pouco após pedir concordata, diante da deterioração da crise econômica que atingiu em cheio as montadoras e as levou a precisar de uma injeção coletiva de crédito do governo federal.

Na última temporada, a Chrysler foi criticada por um longo comercial no intervalo em que falava da recuperação da economia e do "alvorecer na América", ecoando a retórica do presidente e candidato Barack Obama.

O Super Bowl teve 111 milhões de espectadores neste ano, segundo o instituto de medição Nielsen, e seu intervalo se tornou um fenômeno cultural americano, com os comerciais recebendo quase tanta atenção quanto o jogo.

As empresas investem em produções caras e nomes estrelados para sobressaírem -neste ano, estavam lá o humorista Jerry Seinfeld e o diretor e ator Clint Eastwood.

Os anúncios continuam a repercutir no YouTube, onde alguns chegam a receber 14 milhões de visitas.

(LC)

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