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Múlti de alimentos dos EUA adquire a Yoki por R$ 1,75 bi

General Mills, dona do sorvete Häagen-Dazs, visa duplicar vendas na América Latina

MARIANNA ARAGÃO
DE SÃO PAULO

A norte-americana General Mills, dona da marca de sorvetes Häagen-Dazs, concluiu ontem a compra da Yoki, fabricante de alimentos paulista, por R$ 1,75 bilhão.

A transação incluiu o pagamento de dívida de R$ 200 milhões da empresa, que faturou R$ 1 bilhão em 2011.

Segundo a companhia, a aquisição da Yoki deve duplicar as vendas na América Latina, para quase US$ 1 bilhão.

Atualmente, de um portfólio de mais de 40 marcas nos cem países que atua, a General Mills só comercializa no Brasil as marcas Häagen-Dazs e a Nature Valley, de barra de cereais. A empresa não tem fábrica no país.

A investida representa mais uma tentativa da companhia norte-americana de reforçar sua presença no mercado brasileiro, depois de uma malsucedida operação na década passada.

Em 2001, a General Mills adquiriu a Forno de Minas, fabricante de pão de queijo de Minas Gerais.

Após problemas com distribuição e uma mudança na fórmula do produto, a produção foi encerrada e a marca devolvida aos antigos fundadores em 2009.

Para Roberto Nascimento, professor do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM, a General Mills teve dificuldade em administrar um produto tipicamente brasileiro.

"Ela vai encontrar o mesmo desafio com a Yoki, que tem como carros-chefe produtos como farofa, canjica e amendoim."

A norte-americana também deverá enfrentar forte concorrência de empresas regionais nesse segmento, afirma Nascimento.

Fundada por imigrantes japoneses em 1960, a Yoki era uma das últimas grandes empresas de alimentos com controle nacional e familiar.

Com nove marcas e 600 produtos no portfólio, a companhia tem oito fábricas em cinco Estados e emprega cerca de 5.000 funcionários.

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