Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Exigência de cliente europeu gera mudança em empresa paraibana

DO RIO

O maior número de europeus que compram ou constroem imóveis na Paraíba foi a razão para que o empresário Douglas Ribeiro Coutinho, 56, passasse a se preocupar com a sustentabilidade.

Após perceber que estava perdendo clientes por não ter respostas satisfatórias às perguntas feitas pelos estrangeiros, ele começou a promover uma série de mudanças na Oficina do Granito, fundada em 1998 com o dinheiro de uma rescisão trabalhista.

"Na época, em torno de 20% da nossa matéria-prima ia para o lixo", diz ele, que hoje usa todas as sobras para fazer brita -revestimento para paredes e calçadas.

Os equipamentos de corte também foram substituídos por modelos acionados por ar comprimido, o que reduziu o consumo de energia em 30%. O investimento foi possibilitado por financiamento de R$ 1 milhão, que Coutinho diz já ter recuperado com a economia gerada pela troca.

O corte das peças, antes feito a seco, passou a contar com o uso de água para evitar a dispersão de poeira das pedras, que contém sílica e pode provocar doenças respiratórias. Após o uso, a água vai para tanques de decantação para ser reutilizada.

"Antes era comum os funcionários faltarem por problemas de saúde, mas isso diminuiu muito", afirma o empresário, que foi dispensado de pagar o adicional de insalubridade à equipe.

(DM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.