Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Azeite de oliva tem o pior preço desde 2002

Redução do consumo afeta europeus em crise

DO “FINANCIAL TIMES”

O preço do azeite de oliva, alimento básico da dieta mediterrânea, caiu à marca mais baixa em dez anos, devido à queda do consumo interno wcausada pela crise financeira nos principais países produtores do sul da Europa.

O azeite de oliva extravirgem de alta qualidade caiu a US$ 2.900 por tonelada no mercado de atacado neste mês, o preço mais baixo desde 2002, e com queda de mais de 50% ante os quase US$ 6 mil por tonelada de 2005, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A queda coincidiu com safra recorde de azeitonas na Espanha, o que gerou excedente que forçou a União Europeia a intervir para reduzir estoques. "É uma safra vital aos países produtores, no que tange a preservar empregos nas áreas rurais", diz Pekka Pesonen, diretor da central de cooperativas agrícolas Copa-Cogeca, em Bruxelas.

Espanha, Itália e Grécia são, de longe, os maiores produtores, respondendo por 70% do consumo mundial.

Com suprimento muito acima da demanda, a União Europeia tenta reduzir excedente pagando a empresas para mantenham azeite estocado.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.