Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Autoprodução pode dar crédito a consumidores

DA ENVIADA A FLORIANÓPOLIS

O ganho de competitividade da energia solar no Brasil ocorre no momento em que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estimula a geração de eletricidade em casas e empresas, chamados autoprodutores.

Uma das iniciativas foi a resolução 482, publicada em abril, que criou regras para a construção de pequenos parques geradores, com até 1 MW de potência instalada, e para a troca da energia com a distribuidora local.

"Essa resolução permite que o consumidor use a rede de distribuição para depositar a energia gerada em casa", diz Romeu Rufino, diretor da Aneel.

Se a geração da energia for superior ao consumo daquela unidade, o excedente será injetado no sistema da distribuidora, que transformará esse volume extra em créditos a serem abatidos nas contas de luz dos meses seguintes.

A resolução também torna mais barata a instalação, pois não será mais preciso comprar uma bateria, que, na prática, será a rede.

"A resolução da Aneel vai permitir um grande avanço da energia limpa no Brasil", diz Mauro Passos, presidente do Instituto Ideal, voltado ao desenvolvimento de energias alternativas na América Latina.

Segundo Rufino, a estratégia ainda beneficia o sistema, pois aumenta o número de geradores, ainda que eles tenham capacidade limitada. "Qualquer reforço é bem-vindo."

Além disso, aproximar o ponto de geração do consumo diminui perdas técnicas. (TF)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.