Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aplicativo da Folha bate seu recorde de audiência em maio

Com modelo único no Brasil, versão do jornal para tablets e celulares foi acessada por 318 mil usuários

Líder entre os jornais, site da Folha quebra de novo seu recorde de audiência, com 242 mi de páginas vistas no mês

DE SÃO PAULO

O aplicativo da Folha para tablets e celulares teve em maio a maior audiência desde seu lançamento, em dezembro do ano passado.

Ele foi acessado por mais de 318 mil usuários. A média diária é 49% superior à do início do ano, quando a leitura era totalmente gratuita.

Desde o fim de janeiro, o aplicativo tem o modelo que ficou consagrado pelo nome "paywall poroso". Ele funciona da seguinte forma:

1) Qualquer pessoa que digita app.folha.com no navegador de internet de seu celular ou tablet pode ler até 20 reportagens por mês.

2) A partir daí, é preciso fazer um cadastro, que permite ler mais 20 reportagens.

3) Apenas assinantes das versões impressa ou digital da Folha têm acesso irrestrito a todas as reportagens, a qualquer momento e em qualquer lugar. Podem também ler e baixar, no aplicativo, a versão que reproduz as páginas do jornal impresso.

A Folha foi o primeiro jornal do Brasil a adotar o modelo de "paywall poroso", que ganhou visibilidade desde que passou a ser utilizado pelo diário norte-americano "The New York Times", no ano passado.

Esse modelo busca preservar o conforto tradicional do assinante do jornal sem barrar o acesso dos chamados "visitantes ocasionais".

Além do "paywall poroso", o aplicativo da Folha embutiu também outra novidade no cenário dos grandes jornais brasileiros: a tecnologia conhecida como HTML5.

Ela permite a adaptação do conteúdo a diferentes aparelhos e marcas de tablets e celulares.

Com isso, o aplicativo pode ser acessado diretamente no navegador da internet, sem precisar ser baixado da loja do sistema operacional.

INTERNET

Maio representou também um novo recorde de audiência para o site da Folha, que teve 242 milhões de páginas vistas. A marca anterior era de março (233 milhões).

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o crescimento é de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

Aumentou também o número de páginas lidas pelos internautas que chegam ao site. Em média, cada um clicou em 15 links no período.

A audiência do jornal é medida pela Omniture, empresa especializada no acompanhamento de sites, com clientes em 75 países.

Além da Folha, também usam seus serviços as publicações do grupo Time-Warner, a Bolsa Nasdaq e empresas de informática como Microsoft, HP e Verisign.

Também em maio a Folha deixou para trás duas marcas redondas nas redes sociais.

Sua página no Facebook ultrapassou os 900 mil fãs. E a conta no Twitter tem agora mais de 400 mil seguidores.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.