Texto Anterior
|
Próximo Texto
| Índice | Comunicar Erros
Econômico, avião é mais lento e barulhento DE SÃO PAULOPara muitos, turboélice é sinônimo de avião velho, ultrapassado. "Bom mesmo é jato, mais espaçoso, mais rápido", diz o pedreiro Luiz Carlos Irineu, 42, a bordo de um ATR 72-600 da Azul, durante um voo de Campinas para São José do Rio Preto, na quinta-feira passada. "Mas compensa. Por R$ 116 ida e volta, é mais barato que ônibus." Para rotas de até 800 km, os turboélices são 60% mais econômicos que os jatos, o que permite cobrar tarifas menores que as de ônibus e ainda obter lucro. Acima disso, além de reduzir a produtividade do avião, a demora pode afugentar passageiros. O voo que a reportagem fez a Rio Preto (338 km) demorou uma hora e 20 minutos. De jato, saindo de São Paulo, leva cerca de 50 minutos. Os ATRs fazem 480 km/h, ante 840 km/h de um Embraer. Um Airbus ou um Boeing vão ainda mais rápido. Por voar mais baixo -25 mil pés, ante 41 mil pés de um Embraer-, os turboélices estão mais sujeitos a turbulência. E a hélice torna o avião mais barulhento que os jatos. As passagens dos repórteres Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |