Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Facebook inaugura loja de aplicativos

Em meio às perdas bilionárias após abertura de capital, App Center estreia nos EUA como aposta para gerar receitas

Objetivo é manter usuários conectados por mais tempo; serviço chega a outros países em algumas semanas

DO “GUARDIAN”
DE SÃO PAULO

Em meio às perdas bilionárias sofridas após a oferta inicial de ações na Nasdaq, em maio, o Facebook lançou nos EUA a própria loja de aplicativos, a App Center.

O lançamento é uma tentativa de se firmar como plataforma de entretenimento e uma aposta de geração de receitas com smartphones.

O acesso à rede social via celulares é crescente. No entanto, o Facebook ainda não consegue ganhar dinheiro com plataformas móveis e patina para transformar a audiência em dinheiro -fator que contribuiu para a desvalorização das ações após a euforia da abertura de capital.

A loja de aplicativos se tornou disponível só para usuários dos EUA. Nas próximas semanas, será aberta gradualmente aos 901 milhões de usuários do Facebook.

O ceticismo de investidores quanto à capacidade do Facebook de gerar receita só cresceu nas últimas semanas.

Em maio, a GM revelou que deixaria de anunciar na rede social, por considerar que a plataforma não dá retorno.

Desde a abertura de capital, no dia 18, as ações Facebook caíram quase 30%.

Colaboraram para as perdas problemas técnicos da Nasdaq no primeiro dia de negociações das ações. A Bolsa informou que dará US$ 40 milhões para compensar os prejuízos, valor considerado baixo por investidores.

Ontem, o "Wall Street Journal" publicou que o banco suíço UBS, por exemplo, pode ter perdido US$ 350 milhões, com as falhas.

A novidade da rede social criada por Mark Zuckerberg, que já perdeu quase US$ 5 bilhões com a queda das ações do Facebook, visa manter usuários conectados por mais tempo, dando menos razões para trocar o site por uma plataforma rival.

A App Center nasce com 600 aplicativos, incluindo o Pinterest, rede de compartilhamento de interesses, e o popular "Draw Something".

Em comparação, a App Store, loja da Apple para as plataformas iPhone e iPad, tem 500 mil aplicativos, enquanto o Google Play, loja de apps para aparelhos que usa o sistema Android, já ultrapassou 450 mil.

"A App Center oferece recomendações personalizadas e permite procurar aplicativos que seus amigos usam", disse Matt Wyndow, do Facebook, no post de lançamento, publicado no blog da rede social na quinta-feira.

"A loja só lista apps de alta qualidade, baseado na reação das pessoas que já usaram o aplicativo."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.