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Receita com publicidade aumenta 14%

Expansão ocorre em todos os nove meios analisados pelo Projeto Inter-meios no 1º trimestre; em jornais, avanço é de 5,5%

TV aberta, jornais e revistas mantêm as maiores participações na receita, que atinge um total de R$ 6,5 bi

MARIANNA ARAGÃO
DE SÃO PAULO

O investimento publicitário cresceu 13,9% no Brasil no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011 e alcançou R$ 6,5 bilhões. Os números não descontam a inflação.

A pesquisa é do Projeto Inter-meios, que compila informações de faturamento publicitário fornecidas pelos principais veículos de comunicação.

Todos os nove meios analisados tiveram crescimento de receita publicitária no primeiro trimestre.

A maior expansão foi registrada em cinema, cujos investimentos subiram 38%, seguido de TV por assinatura (27%) e internet (24%).

Segundo Salles Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem, que coordena o projeto, a TV aberta foi outro destaque, ao atingir receita de R$ 4,2 bilhões e participação recorde de 65% do total investido em publicidade.

Depois de TV, jornais e revistas mantiveram as maiores participações no bolo publicitário, atingindo 13% e 5,5% do investimento total em março, respectivamente.

A receita de publicidade dos jornais cresceu 5,5%, para R$ 777 milhões.

A publicidade das operações on-line dos jornais, medida pela primeira vez, alcançou 0,43% do total.

INTERNET

Com 40% de expansão na receita nos últimos quatro anos, a internet passou a ter 5,7% de bolo publicitário. O valor não contabiliza links patrocinados nem anúncios em redes sociais.

"Se somarmos todas as ações na rede, a participação vai a 8%", diz Ari Meneghini, diretor do Interactive Advertising Bureau.

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