Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Facebook terá de indenizar grupo por publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
DE SÃO PAULO

Um mês depois de ter uma frustrante abertura de capital na Bolsa, o Facebook agora passa por um revés em sua principal fonte de receita.

A rede terá de pagar US$ 10 milhões para encerrar um processo movido por cinco usuários que tiveram seus nomes veiculados em campanhas publicitárias na rede social. O dinheiro será encaminhado para instituições de caridade, segundo a Reuters.

Eles acusavam a rede social de violar a lei da Califórnia e usar a imagem deles sem permissão, de acordo com documentos divulgados no fim de semana.

O site exibia o que os usuários "curtiam" como publicidade paga sob a forma de "histórias patrocinadas". Nessa modalidade de anúncio, empresas pagam para inserir propagandas nas páginas dos usuários que curtem determinada marca e na de seus amigos.

O acordo entre Facebook e usuários foi feito no mês passado, mas só se tornou público anteontem. Segundo a Reuters, o processo poderia ter sido uma ação coletiva, incluindo um em cada três usuários da rede social nos EUA.

Isso levaria a quantia acordada para a casa dos bilhões de dólares.

As "histórias patrocinadas" custam de duas a três vezes mais que uma publicidade publicada na rede social, que não tenha sido endossada pelos amigos, segundo texto do processo.

No Brasil, as "histórias patrocinadas" motivaram posts no site Reclame Aqui.

A rede afirmou que não comentaria o assunto.

Também incomodam o Facebook os processos movidos contra a rede social e bancos investimento que assessoraram a entrada da empresa na Bolsa. A companhia pediu que as mais de 40 ações contra ela fossem reunidas nas cortes federais e estaduais da Califórnia e Nova York.

NOVA AQUISIÇÃO

A rede social anunciou ontem a compra do site israelense Face.com.

A empresa é dona do Klick, aplicativo para aparelhos da Apple que faz reconhecimento facial instantâneo dos amigos de usuários do Facebook.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.