Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Constantino Júnior deixa direção da Gol após reestruturação

Paulo Kakinoff, hoje na Audi, assume presidência em julho para tentar recuperar a rentabilidade da empresa

Gol demitiu mais de mil em meio a perdas com combustível e câmbio; Constantino Júnior vai se manter no Conselho

MARIANA BARBOSA
MARIANNA ARAGÃO
DE SÃO PAULO

Constantino de Oliveira Júnior, controlador e presidente da Gol desde a fundação, em 2001, deixará o comando da empresa.

Seu substituto, a partir de 2 de julho, será Paulo Sérgio Kakinoff, 37, atual presidente da Audi.

Constantino Júnior ficará no Conselho de Administração e assumirá a presidência do colegiado na mesma data.

O anúncio estava previsto para hoje, mas foi antecipado com o vazamento da informação na tarde de ontem.

Kakinoff ocupava um assento independente no conselho da Gol desde janeiro de 2010. Ele estava havia quase 20 anos no grupo Volkswagen (controlador da Audi).

Kakinoff e Constantino Júnior, 43, têm em comum o gosto pelos automóveis. Júnior é piloto de carro de corrida há 20 anos e no ano passado foi campeão da Copa Porsche.

CORTES

Júnior entrega a presidência-executiva para Kakinoff depois executar um agressivo plano de reestruturação, com a demissão de mais de mil funcionários. O plano incluiu o corte de 20% da malha de voos e o fim dos lanches gratuitos a bordo.

Os cortes, que atingiram também a cúpula da companhia, deixaram o dono da Gol sobrecarregado e sem tempo para se dedicar a questões mais estratégicas.

Hoje, a empresa tem apenas duas vice-presidências (a técnica e a financeira). A vice-presidência comercial e de pessoal foi eliminada na reestruturação.

Kakinoff terá como missão recuperar a rentabilidade da companhia, que perdeu R$ 710 milhões no ano passado, por conta, principalmente, de custos elevados de combustível e câmbio.

A saída de Júnior estava sendo planejada havia cerca de dois anos. Mas a família controladora não queria um executivo de fora, sem conhecimento das especificidades do setor.

Com uma atuação ativa no conselho da Gol nos últimos dois anos, Kakinoff aprendeu sobre aviação e conquistou a confiança da família.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.