Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Índice de confiança da indústria se retrai

PRISCILLA OLIVEIRA
DE BRASÍLIA

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria (Icei) de junho atingiu o menor nível desde dezembro, interrompendo movimento de retomada da confiança observado nos primeiros meses do ano. Os dados foram divulgados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O indicador da CNI atingiu 56,1 pontos, ante 57,4 pontos em maio.

A perda de confiança, segundo o economista da CNI Marcelo de Ávila, pode ser atribuída à crise externa e à retração da demanda interna. Outro motivo seria que a valorização do dólar diante do real ainda não teve reflexo nas exportações. "O cenário para a indústria é de estagnação", afirma Ávila.

Apesar do resultado, segundo a CNI, os empresários ainda estão confiantes na melhora, já que o indicador varia de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 pontos indicam otimismo.

O Icei caiu em 21 dos 28 setores pesquisados. Na indústria da construção, a confiança recuou de 60,2 pontos em maio para 58,5 pontos neste mês. A confiança só aumentou na indústria extrativa: de 59,3 pontos em maio para 60,8 pontos em junho.

Os dados reforçam o desânimo apontado pelo indicador de confiança da indústria da FGV (Fundação Getulio Vargas), também divulgado ontem.

O índice foi de 103,4 pontos para 102,9 pontos, segundo uma prévia da sondagem industrial.

De acordo com a instituição, a retração teria sido influenciada por expectativas menos otimistas em relação aos meses seguintes.

O Índice de Expectativas caiu 1,6%, para 101,7 pontos, o menor desde fevereiro passado (101,3).

Já o Índice da Situação Atual avançou 0,5%, ao passar para 104,0 pontos, o mesmo registrado dois meses atrás.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.