Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil tem 19 indicações de filmes em Cannes

EUA lideram na categoria mais tradicional do festival de publicidade

Em 2011, com 14 indicações, agências brasileiras levaram 5 estatuetas; ex-jurado prevê poucos prêmios

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

O Brasil emplacou 19 indicações para a premiação de Filmes, a categoria mais tradicional do festival de publicidade Cannes Lions, de um total de 174 inscrições feitas pelas agências nacionais.

É o terceiro país em número de indicações nessa categoria. Perde para os EUA, que concorrem com 76 filmes, e para o Reino Unido, com 34.

Apesar da quantidade -cinco indicações a mais do que em 2011-, o Brasil pode não levar muitos Leões na categoria, cujos resultados serão divulgados amanhã.

No ano passado, foram cinco prêmios de Filme, dois de prata e três de bronze.

"Não vai ser fácil ganharmos ouro neste ano", diz Alexandre Gama, presidente da Neogama/BBH e jurado de Filmes em Cannes por duas vezes. "Essa é uma categoria sempre difícil para o Brasil, nosso calcanhar de Aquiles."

A falta de prêmios significativos na categoria revela, na sua avaliação, a falta de maturidade e ousadia da publicidade brasileira -tanto do lado das agências como da parte dos anunciantes.

"A capacidade por parte dos anunciantes no Brasil de aprovar grandes ideias não está no mesmo nível da criação de grandes ideias."

"Com o tempo, a tendência é a criatividade se retrair. Muitas agências já desistiram", afirma Gama.

Uma das explicações frequentes para a falta de criatividade dos filmes publicitários no Brasil é a de que a audiência da TV, essencialmente das classes C e D, é conservadora. "É uma grande falácia. Não temos que nos acomodar e nivelar por baixo."

Entre as peças brasileiras que concorrem na categoria de filmes, estão campanhas das agências W+K e F/Nazca para a Nike e uma da Neogama para marca de uísque Johnnie Walker, da Diageo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.