Índice geral Mercado
Mercado
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sony anuncia Google TV e se alia a rival

Parceria com a também japonesa Panasonic visa enfrentar coreanas Samsung e LG, líderes na fabricação de televisores

Sony afirma que até o fim do ano venderá dispositivo com plataforma do gigante de buscas para TV

DE SÃO PAULO

Antigas rivais no mercado de eletroeletrônicos, as fabricantes japonesas Sony e Panasonic passarão a produzir juntas televisores de última geração a partir de 2013.

A parceria inesperada visa enfrentar o avanço das coreanas LG e Samsung. Além da aliança com a Panasonic, a Sony anunciou que vai trazer para o Brasil até o fim do ano seu dispositivo com a plataforma Google TV -serviço do gigante de buscas para distribuição de conteúdo televisivo, atualmente disponível só nos Estados Unidos.

Segundo o anúncio oficial, feito pela Sony e pela Panasonic no Japão, a associação vale para a produção de televisores que utilizam a tecnologia Oled (LED orgânico).

Esses aparelhos têm imagens mais nítidas, gastam menos energia e são mais finos que os de cristal líquido.

As companhias afirmaram que pretendem começar uma produção em massa dessas TVs a partir de 2013. Não deram maiores detalhes de onde a produção será realizada.

MAU MOMENTO

As duas companhias não passam por um bom momento. Enquanto a Sony registrou prejuízo anual de US$ 5,7 bilhões, a Panasonic perdeu US$ 9,6 bilhões. A alta da moeda japonesa, o iene, no ano passado, é um dos fatores que causaram a diminuição nas exportações do Japão, prejudicando os resultados das companhias.

Também atrapalhou o desempenho das duas o avanço das coreanas. A LG, por exemplo, triplicou o lucro no primeiro trimestre de 2012, para US$ 393 milhões, impulsionado justamente por TVs.

"LG e Samsung têm uma estratégia muito agressiva, com preços menores", afirma Fernando Belfort, analista da consultoria de tecnologia Frost & Sullivan.

O preço é justamente o fiel da balança na briga entre as fabricantes. A tecnologia Oled foi inventada pela Sony em 2007, mas o produto ainda é caro, com preço entre R$ 22 mil e R$ 55 mil.

GUERRA POR TECNOLOGIA

Segundo Belfort, a Sony sempre prezou pela qualidade, enquanto as coreanas priorizaram o preço.

Agora, também elas começam a fabricar produtos com mais tecnologia.

A Samsung lançou neste ano uma linha de smarTVs, que permitem conexão à internet para comprar aplicativos e baixar filmes.

Para enfrentar a rival também nesse campo, a Sony anunciou a vinda da Google TV para o Brasil.

A empresa não revelou por quanto venderá no Brasil o aparelho que, nos EUA, é vendido por US$ 200.

O dispositivo tem controle remoto para controlar a TV (canal e volume, por exemplo) e um "touchpad" que reconhece gestos de mais de um dedo para navegação na internet e entre os menus.

Por meio do Google Play, é possível acessar a internet, ver vídeos no YouTube e comprar conteúdo como filmes e episódios de seriados.

A loja de aplicativos para Android Google Play também tem apps desenvolvidos especialmente para Google TV.

Para Belfort, as TVs perderam importância. Por isso, as companhias tentam trazer produtos que executam mais tarefas. "Essa é a tentativa da Sony ao fazer parceira com uma empresa muito inovadora como o Google."

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.