Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresas aéreas menores ganham mercado

Avianca, Trip e Azul apresentam crescimento de até 83%, mas TAM e Gol ainda têm fatia de 72%

DE BRASÍLIA

Avianca, Trip e Azul se destacaram, em maio, como as empresas que mais conquistaram clientes em 12 meses.

A expansão da demanda de passageiros foi de, respectivamente, 83%, 66% e 46% entre maio de 2011 e de 2012, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

No entanto, TAM e Gol seguem na liderança e abocanham a maior fatia do mercado -somadas, são responsáveis por 72,4% do transporte em rotas nacionais.

O levantamento também mostra que a demanda doméstica no transporte aéreo, acumulada nos cinco primeiros meses do ano, apresentou crescimento de 6,5% ante igual período de 2011.

A procura pelas rotas internacionais, por sua vez, teve crescimento de apenas 0,8%.

A oferta, por sua vez, caiu 2,4%, também entre maio de 2012 e maio de 2011.

AEROPORTOS

O número de aeroportos com voos comerciais deverá passar de 129 para 200 no Brasil até 2014, disse ontem o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt.

Segundo o ministro, a expansão de 55% da aviação civil fará com que 94% da população passe a ter um aeroporto com voos comerciais a menos de cem quilômetros de distância de casa.

(JULIA BORBA)

Com o Valor

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.