Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Analista orienta a reter ação da Petrobras

Para especialistas, não é hora de vender 'na baixa', mas continua bastante arriscado comprar ações da estatal

Fundo FGTS-Petrobras deve ser mantido; desde 2000, o rendimento chega a 335%, enquanto FGTS sobe somente 78%

DENISE LUNA
DO RIO
TONI SCIARRETTA
DE SÃO PAULO

Quem não vendeu ações da Petrobras após a forte baixa na Bolsa nos últimos meses deve manter o papel para evitar "sair na baixa" e assumir prejuízo, segundo analistas. A mesma orientação vale para quem tem fundo FGTS que aplica em ações da estatal.

Por outro lado, comprar ações da Petrobras neste momento é um investimento bastante arriscado. Pode ser um excelente negócio, caso a empresa se recupere, mas isso pode demorar muito ou não ocorrer tão cedo.

Desvalorizadas nos últimos meses, as ações da Petrobras tiveram outro "choque de realidade" da nova gestão, liderada pela presidente Graça Foster, que reduziu as estimativas de produção da empresa.

Ontem, as ações ON (com voto, que fazem parte do FGTS) subiram 0,37%, após cair 8,33% no dia anterior.

O mercado prevê um período de grande oscilação no preço das ações após a decepção com o reajuste de combustíveis menor do que o esperado e sem perspectivas de aumentos adicionais.

"O investidor deve manter [a ação]. Já caiu muito e a empresa está muito depreciada. Tem de dar um crédito para a Graça [Foster, presidente]. No geral, vender qualquer boa empresa neste momento pode ser um tiro no pé", disse Álvaro Bandeira, sócio da gestora Órama.

As ações da Petrobras subiram em 2005 e 2006 com as descobertas no pré-sal.

Desde a descoberta do poço de Tupi, em julho de 2006, os papéis da Petrobras perderam 11,6%, enquanto o Ibovespa se valorizou em 43%.

O auge no preço das ações foi em maio de 2008, quando atingiram R$ 54. Desde então recuaram 65,6% -ontem, terminaram em R$ 18,55.

Para o analista Lucas Brendler, da Geração Futuro, o novo discurso será digerido aos poucos e com cautela.

"O discurso mudou, mas a parte a que eu tenho direito como acionista se reduziu. O plano ainda é muito robusto, mas em qualquer cenário o fluxo de caixa só será positivo em 2016."

FUNDO FGTS

Para Mario Avelino, presidente do Instituto FGTS Fácil, vale a pena continuar com o FGTS aplicado em ações da Petrobras apesar do recuo dos papéis desde maio de 2008. Quem resgata o fundo leva o dinheiro para o FGTS regular, que rende 3% ao ano mais TR, hoje zerada.

Segundo Avelino, quem aplicou em fundo FGTS-Petrobras em agosto de 2000 chegou a ganhar 1.800% até maio de 2008. Até ontem, porém, esse ganho havia recuado para 335% -no mesmo período o FGTS regular rendeu 78%, e o Ibovespa, 204%.

"A Petrobras está em um período ruim, mas não vai acabar. O problema é que tem gestão política", disse.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.