Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BC prevê que juros para o consumidor caiam a 37%

Redução da taxa anual em junho seria recorde

DE BRASÍLIA

O Banco Central espera que as taxas de juros aos consumidores tenham redução recorde em junho e caiam para a casa dos 37% ao ano.

Nesta semana, o BC divulgou que a taxa média para consumidores caiu de 41,8% ao ano em abril para 38,8% ao ano no mês passado.

O banco também prevê redução nas taxas cobradas das empresas. No caso de financiamentos para pessoas jurídicas, a queda foi de 26,3% para 25%, na mesma comparação entre períodos.

As redução refletem em parte as medidas do governo para incentivar o crédito. Na primeira quinzena de abril, os bancos públicos Banco do Brasil e Caixa iniciaram uma sequência de redução em várias taxas de juros e linhas de financiamento, forçando seus concorrentes privados a também fazer cortes.

TENDÊNCIA DE RECUO

A expectativa do Banco Central foi anunciada ontem pelo diretor de política econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, durante divulgação do relatório trimestral de inflação.

"Nossa visão é que os juros à pessoa física vão se posicionar em um novo recorde de baixa neste mês", disse o diretor do BC. "No caso das taxas a empresas, não é mínima histórica, mas a tendência é de recuo", completou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.