Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Comércio cresce mais em regiões e Estados menos desenvolvidos

DO RIO
DE SÃO PAULO

De 2007 a 2010, o comércio cresceu mais nas regiões e Estados menos desenvolvidos e de fronteira agrícola do que no restante do país, sob impacto do aumento da renda e do maior dinamismo das economias locais.

Enquanto no país a receita do setor cresceu 32,6%, no Nordeste e no Centro-Oeste os avanços foram maiores: 43,8% e 37,6%, respectivamente. O crescimento foi mais modesto no Sul (30,6%) e no Sudeste (29,6%).

Por Estados, Tocantins registrou o maior crescimento (68,8%), seguido por Roraima (68,7%) e Piauí (64%). Em São Paulo, o comércio cresceu abaixo da média (27,1%).

Para Clician Oliveira, técnica do IBGE, o ingresso de mais pessoas no mercado de consumo graças a programas de transferência de renda e o aumento do rendimento em ritmo maior nas regiões menos desenvolvidas explicam a mudança, além do crescimento do agronegócio.

Já o número de pessoas ocupadas (assalariados e empregadores) aumentou 46,5% no Centro-Oeste de 2007 a 2010, seguido pelos avanços de 44,2% no Norte, 43,9% no Nordeste e 39,3% no Sul.

Só na região Sudeste (alta de 35,6%) a ocupação ficou abaixo da expansão média nacional (38,4%).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.