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Brasil deve chegar a 5º mercado global de publicidade em 2014

País aumenta investimento mais rapidamente e deve ultrapassar o Reino Unido nos próximos dois anos

Mercado brasileiro deve receber US$ 22,2 bi no ano da Copa; Em 2012, setor deve movimentar US$ 502 bi no mundo

DE SÃO PAULO

O mercado publicitário brasileiro vai ultrapassar o do Reino Unido em 2014, ano da Copa do Mundo, e se tornar o quinto maior mercado de publicidade do mundo.

O país deve alcançar a soma anual de US$ 22,2 bilhões (R$ 44,6 bilhões) em verbas investidas daqui a dois anos, batendo os US$ 21,9 bilhões previstos para os britânicos.

A informação faz parte da mais recente previsão sobre o mercado publicitário global da agência de mídia Zenith Optimedia, divulgada na semana passada. A projeção anterior da agência, de março, ainda indicava o Brasil em sexto no ranking de 2014, atrás do Reino Unido.

Nessa revisão trimestral, outra mudança favorável ao Brasil se deu entre as projeções feitas para os Brics.

No bloco de países emergentes, o país só fica atrás da China em matéria de crescimento de verbas publicitárias, com US$ 5,4 bilhões a mais de verbas na comparação dos números de 2011 com os previstos para 2014. Na projeção de março, a Rússia também superava o Brasil.

O mercado publicitário chinês, terceiro maior do mundo -atrás dos EUA e do Japão, respectivamente-, deve receber US$ 16,5 bilhões a mais em 2014 ante 2011.

Em 2012, o total mundial da verba investida no mercado publicitário deve ficar em US$ 502 bilhões, crescimento projetado de 4,3% em relação ao ano passado.

Esse percentual apresentou um leve recuo em relação a março, cuja previsão de crescimento era de 4,8%, o que foi atribuído pela Zenith Optimedia a uma atitude mais cautelosa dos anunciantes em razão das turbulências que afetam a economia mundial, em especial na Europa.

A verba publicitária destinada à internet deve superar um quinto do mercado, crescendo para 21,5% em 2014.

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