Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil perde 32 posições em eficiência de inovação

Responsável principal pela queda do país na lista foi o indicador de criatividade

HELTON SIMÕES GOMES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De 2011 para 2012, o Brasil perdeu 32 posições -caiu do 7° lugar para o 39° lugar- na lista de eficiência do Índice Global de Inovação, elaborado pelo Insead (instituto europeu de ensino) e pela Wipo (Organização Mundial de Propriedade Intelectual). O indicador foi divulgado ontem na Suíça.

No ranking geral, que mede a produção de inovação sem distinguir as diferenças no nível de desenvolvimento econômico dos países, o Brasil caiu 11 posições, passando do 47° lugar para a 58ª posição. O Índice Global é feito desde 2007, a partir de 82 indicadores de mercado de 142 países.

CRITÉRIOS

A lista de eficiência em inovação considera quanto cada um dos países produz em inovação a partir de estímulos dados pelo governo, pela indústria e também pelo meio acadêmico.

Dessa forma, são ponderados fatores que sustentam o ambiente de inovação, tais como educação, solidez das instituições econômicas e infraestrutura.

Para essa classificação de eficiência em inovação, são considerados também registro de patentes, receita com propriedade intelectual e exportação de alta tecnologia.

CRIATIVIDADE

O responsável pela queda do Brasil na lista de eficiência em inovação foi o indicador de criatividade. Nesse quesito, o país foi listado em 54º lugar (em 2011, era o 12º).

A queda foi puxada pelo cenário pouco propício à criação de novos modelos de negócio e de marcas globais, na avaliação feita pelo índice.

O ambiente de negócio pouco favorável e a defasagem da educação superior explicam problemas na expansão de atividades criativas no Brasil, dizem especialistas ouvidos pela Folha.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.