Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Receitas auxiliares geram o lucro do cinema

Faturamento com produtos vinculados a filmes evita prejuízo dos estúdios nos EUA

ADAM DAVIDSON
DO “NEW YORK TIMES”

O filme "Homens de Preto 3" já faturou US$ 550 milhões nas bilheterias do mundo. Embora um representante da Columbia Pictures, produtora do filme, tenha dito recentemente que o filme "agora está no azul", parece que até recentemente o estúdio podia perder dinheiro com ele. Como isso é possível?

Não é tão complicado. O custo de produção ficou perto de US$ 250 milhões; as despesas mundiais de marketing devem ter sido parecidas; e uma grande fatia da arrecadação com a venda de ingressos vai para as salas de cinema e as distribuidoras locais.

O motivo pelo qual a maioria dos estúdios termina no azul quase todos os anos é que encontraram maneiras de, no jargão do setor, monetizar os fluxos auxiliares, vendendo direitos de TV e de distribuição no exterior, criando videogames, atrações de parque de diversões e produtos vinculados aos seus filmes.

Os grandes sucessos, por raros que sejam, continuam a bancar o custo de muitos fracassos. Matthew Lieberman, da PricewaterhouseCoopers, estima que os lucros da indústria cresçam 0,6% ao ano pelo futuro previsível.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

NA INTERNET
Leia mais sobre a indústria do cinema
folha.com/no1114601

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.