Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crescimento aumenta problemas sociais

DO ENVIADO A CAXIAS DO SUL (RS)

O crescimento econômico teve um efeito colateral que preocupa a população de Caxias. A cidade atraiu algumas dezenas de milhares de habitantes na última década, inchou e viu aumentar os problemas sociais.

Chamariz para trabalhadores de outras partes do Estado, o município gaúcho passou de 360 mil moradores em 2000 para 441 mil atualmente. O principal atrativo é a perspectiva de bons ganhos na indústria -o salário-base da metalurgia fica em torno de R$ 2.000, superior aos pagos na Grande São Paulo.

No período de inchaço urbano, o total de homicídios ao ano, que era de 56 em 2002, passou para 96 em 2011. A quantidade de roubos subiu 31% nesses nove anos.

A prefeitura cogitou até criar um cadastro de migrantes para "acompanhamento", mas desistiu da ideia.

O secretário da Segurança e Proteção Social de Caxias, Roberto Louzada, diz que a cidade hoje "cresce para todos os lados" e enfrenta agravamento de mazelas, como o tráfico de drogas. "O investimento industrial traz pessoas de fora e depois temos de arcar com problemas, como educação. As pessoas vêm, mas caem no desemprego e ficam à margem da lei."

Louzada diz que o município trabalha com a "prevenção" ao problema e vem investindo em áreas como policiamento comunitário.

(FB)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.