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Mentor das facas Ginsu morre na Flórida

Barry Becher impulsionou os infocomerciais na TV e acumulou US$ 30 mi em vendas

DENNIS HEVESI
DO “NEW YORK TIMES”

"No Japão, você pode usar sua mão como se fosse uma faca", diz o narrador de um comercial de TV, enquanto a tela mostra imagens de um bloco de madeira partido ao meio com um golpe de caratê. "Mas esse método funciona com um tomate?" E a mão desce velozmente contra um tomate bem maduro. Splaft.

O comercial foi o primeiro de uma série de filmes engraçadinhos sobre as facas Ginsu, veiculados na TV dos EUA entre 1978 e 1984. Os idealizadores, Barry Becher e Ed Valenti, fizeram fortuna divulgando-as na TV como altamente afiadas e versáteis, o que ajudou a abrir caminho para os infocomerciais.

Os dois sempre estiveram presentes nos comerciais. "Barry tinha diversos papéis: fatiar um presunto, cortar uma lata, serrar uma mangueira com a faca", contou Valenti no dia 23 passado, um dia após a morte de Becher, aos 71 anos, em Fort Lauderdale, Flórida. Stacy Paradise, filha adotiva de Becher, atribuiu a morte ao câncer.

Os comerciais de dois minutos criados para as facas Ginsu -oferecendo "um preço muito baixo, espantoso", instando os telespectadores a "pedir agora" e informando que "os nossos operadores estão esperando"- compõem porção modesta e satirizada da cultura pop.

Johnny Carson costumava usar facas Ginsu em seus números de comédia e Jerry Seinfeld se apresentou no "Tonight Show", o programa de Carson, com um monólogo sobre elas. Becher e Valenti escreviam os roteiros, com a ajuda de Arthur Schiff, e trabalhavam nos comerciais, o que valeu lucros substanciais para suas empresas gêmeas, a Dial Media e a Ginsu Products, as duas com sede em Warwick, Rhode Island.

Eles comercializaram mais de 3 milhões de jogos de facas Ginsu (preços entre US$ 9,95 e US$ 29,95 por jogo), acumulando mais de US$ 30 milhões em vendas até o momento em que a Ginsu foi adquirida pela Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, em 1985.

As facas Ginsu não eram fabricadas no Japão. Em busca de um produto que pudessem divulgar na TV, Becher e Valenti encontraram um conjunto de facas resistentes e afiadas fabricadas pela Scott Fetzer Company, no Ohio.

Imaginando quem compraria uma faca chamada Fetzer, mudaram o nome com a esperança de evocar as espadas dos samurais e o fascinante trabalho de corte de carne nas casas de filés em estilo nipônico -ainda que a palavra "ginsu" não tenha significado em japonês.

"Sempre que perguntavam o que significava 'ginsu' em inglês, ele dizia que queria dizer que nunca mais teria de trabalhar", diz Ed Valenti.

Barry Harris Becher nasceu no Brooklyn, em 1941. Depois do ensino médio, mudou-se para Warwick, onde comprou duas oficinas da rede de franquias Aamco e conheceu o futuro sócio Valenti, executivo de atendimento numa estação local da rede de TV NBC.

Casou duas vezes, deixou seis filhos -quatro deles adotivos- e dez netos.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

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