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Maquiagem por correio é alvo de queixa

Reclamações contra serviço, que entrega produtos de beleza em casa, vão de creme vencido a cobrança indevida

Clientes também relatam que recebem caixas compostas de amostra grátis; companhia nega

PRISCILLA OLIVEIRA
LORENNA RODRIGUES
DE BRASÍLIA

Um serviço que chegou ao Brasil no início de 2011 prometendo maquiagens e produtos de beleza de primeira linha por uma módica assinatura mensal é alvo de reclamações de seus clientes.

O modelo de caixinhas que chegam pelo correio todos os meses com as novidades do mundo da beleza por R$ 40 foi importado da Europa, onde foi sucesso entre consumidoras e blogs femininos.

No Brasil, porém, os clientes encheram sites e redes sociais com reclamações -e chegaram a criar páginas como "GlossyBox me enganou", em referência à maior empresa a oferecer o serviço.

Os relatos incluem o fato de a caixinha ser composta basicamente de amostras grátis, o atraso nas entregas e o envio de produtos vencidos.

Além disso, consumidores dizem ter dificuldade de contatar a empresa e que sofreram cobrança indevida ao cancelar a entrega.

Só no site Reclame Aqui, utilizado por consumidores insatisfeitos, são 952 reclamações nos últimos 12 meses para serviços do tipo, sendo 933 contra a GlossyBox.

Uma das clientes é a professora e blogueira Bárbara Soares, que escreve sobre maquiagem e produtos de beleza. Ela se queixa de que recebeu cremes vencidos e um mesmo item por três meses consecutivos.

Além disso, recebia produtos fora do perfil indicado por ela ao contratar o serviço.

"A cereja do bolo foi terem mandado uma base para peles negras, sendo que a minha pele é muito branca. Depois, ainda me mandaram lenços de limpeza vencidos."

Bárbara conta ainda que teve dificuldades em entrar em contato com a empresa e que nunca conseguiu resposta para suas reclamações.

O Procon de São Paulo não tem dados de reclamações contra a GlossyBox. Mas a assessora técnica do órgão Edila Moquedace diz que o contrato oferecido é abusivo ao proibir, por exemplo, o cancelamento do contrato em sete dias sem multas.

"O consumidor tem o direito de reclamar e de se arrepender e com isso ter seu dinheiro devolvido."

OUTRO LADO

A GlossyBox informou que comercializa um serviço de consultoria de beleza e que não vende produtos nem amostras.

"Nosso compromisso é orientar, apresentar e promover a experimentação de produtos de beleza. Assim, as assinantes poderão ter melhor poder de escolha no momento de efetuar a compra", diz a empresa em nota.

A empresa alegou ainda que teve problemas de atraso na entrega porque recentemente encerrou contrato com empresa terceirizada e passou a ser responsável pelo envio das caixas.

A GlossyBox ressaltou que não envia produtos vencidos, mas admitiu que enviou produtos com prazo de vencimento próximo, problema que, segundo a empresa, já está sendo resolvido.

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