Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Grávida, nova líder do Yahoo! é exceção no Vale do Silício

Robert Galbraith - 8.set.10/Reuters
Marissa Mayer, presidente do Yahoo!, em apresentação quando trabalhava no Google
Marissa Mayer, presidente do Yahoo!, em apresentação quando trabalhava no Google

DO “FINANCIAL TIMES”

"Outra boa notícia hoje", disse Marissa Mayer, 37, anteontem, em seu perfil no Twitter, horas após ser anunciada nova presidente-executiva do Yahoo!, a terceira em menos de 12 meses.

Ela e o marido, Zack Bogue, investidor do setor de tecnologia, esperam o primeiro bebê para outubro.

À "Fortune" Mayer disse que o conselho do Yahoo! não se preocupou ao saber da gravidez em junho, quando foi escolhida. "Eles têm um pensamento evoluído."

A indicação para o posto durante a gestação é novidade no setor de tecnologia, ainda mais devido à baixa presença feminina no comando de firmas do Vale do Silício.

Mulheres ocupam 17% dos cargos técnicos em empresas com menos de cinco anos e só 25% dos empregos do setor de computação, segundo o National Center for Women & Information Technology.

"A empresa acredita que ela será a líder de que precisam", disse Lucy Marcus, presidente-executiva da Marcus Venture Consulting. Para ela, a gestação pode beneficiar a concentração de Mayer.

"A escolha foi dela. Trata-se de uma pessoa que busca a realização e não aceitaria o posto se não se considerasse capaz. Parte do que acontece com as mulheres é que as pessoas hesitam em lhes oferecer postos porque presumem que o convite vá ser rejeitado."

LUCRO EM QUEDA

Em 1999, Mayer foi a primeira engenheira do Google e estava no site desde então. Agora tem um desafio maior: reverter a crise do Yahoo! e inspirar os funcionários a segui-la. A empresa lucrou US$ 226,6 milhões no segundo trimestre, queda de 4,4% ante o mesmo período de 2011.

"Minha maior preocupação é que ela precisa focar a nova companhia e o ecossistema do Yahoo!", disse Marcus. "E precisa fazer isso rápido. O bebê e o Yahoo! precisam estar bem até outubro."

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.