Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Greve na Anvisa ameaça parar porto de Paranaguá

Foi suspensa a emissão de autorização para a entrada e saída de pessoas e mercadorias

DE CURITIBA

O porto de Paranaguá corre o risco de parar nos próximos dias devido à greve dos servidores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), iniciada na segunda.

Os agentes da Anvisa em Paranaguá deixaram de emitir o certificado de livre prática -autorização necessária para entrada e saída de pessoas a bordo de um navio e para a movimentação de qualquer mercadoria, inclusive água e mantimentos.

Com isso, os navios não conseguem atracar no porto -na segunda-feira, havia 23 navios trabalhando; ontem, eram apenas 13. Na outra ponta, 133 navios aguardam para atracar.

O Sindapar (Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Paraná) entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal para tentar garantir a emissão dos certificados, mas ainda não houve decisão. A tripulação também está "ilhada", segundo Argyris Ikonomou, presidente do Sindapar.

Os servidores das agências reguladoras querem equiparar suas carreiras a outras do Estado -segundo o Sinagências (Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação), eles ganham até 30% a menos.

(ESTELITA HASS CARAZZAI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.