Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vaivém das Commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

Mineradoras devem voltar a fazer aquisições

O setor de mineração e metalurgia voltará a um ciclo de alta de fusões e aquisições. A visão é de David Russel, diretor de transações da Ernst & Young para a área.

Custos mais elevados e preços mais baixos das commodities estão forçando as mineradoras a repensar suas estratégias de investimento.

Até agora, a instrução era crescer por meio do desenvolvimento de novos projetos. Neste segundo semestre, as empresas devem estar mais dispostas a comprar outras.

Na primeira metade deste ano, o volume das operações de fusões e aquisições no setor caiu 19% no mundo em relação a igual período de 2011. Em valor, a retração foi mais significativa, de 38%, segundo dados da Ernst & Young.

As incertezas sobre a economia global, principalmente em relação à China, e a volatilidade dos mercados são as principais causas para o menor volume de negócios.

Ao mesmo tempo, as grandes mineradoras não tiveram problemas para acessar recursos para investimento, utilizando principalmente o mercado de títulos (bonds), segundo a consultoria.

Já as fontes de financiamento mais acessíveis às empresas menores (ofertas públicas de ações) secaram com a aversão ao risco.

Por isso, a consultoria diz que as grandes mineradoras podem se tornar uma fonte de capital para as menores, que veem na venda de participação acionária para os grandes grupos uma saída para tocar seus projetos.

Além disso, a queda no valor de mercado da maioria das mineradoras as tornou mais atrativas para compras.

Países emergentes, especialmente a China, devem continuar como foco. A consolidação do setor no país asiático deve aquecer o mercado de fusões e aquisições.

Diante de uma demanda mais fraca e de margens apertadas, as mineradoras tentarão otimizar os custos de importação e a força de trabalho em busca de maior lucratividade, avalia a consultoria.

-

Risco 1 A onda de nacionalismo em países produtores de minérios, caracterizada pelo aumento de royalties e de taxas, é apontada pela Ernst & Young como um dos maiores riscos às empresas do setor.

Risco 2 A falta de mão de obra especializada, o aumento dos custos por conta da inflação e as dificuldades na obtenção de licenças de operação são outros pontos a serem avaliados pelas mineradoras antes de uma aquisição, diz a consultoria.

Retomada Os preços do milho e da soja voltaram a subir ontem, com especulações de que a chuva prevista para os EUA não atingirá muitas áreas de cultivo do Meio-Oeste americano.

-

OURO
+2,03%
Ontem, em Nova York

PRATA
+2,44%
Ontem, em Nova York

-

Moagem de cana avança, mas qualidade cai com chuva

Pela primeira vez nesta safra, o volume de cana processado pelas usinas do Centro-Sul ultrapassou a moagem de igual período de 2011.

Na primeira quinzena deste mês, foram processados 42,18 milhões de toneladas, crescimento de 3,9% ante igual intervalo de 2011, informou a Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar).

Desde o início da safra, porém, a moagem está 22% menor em relação à safra 2011/12, reflexo das chuvas de maio e junho, que paralisaram os trabalhos em algumas usinas.

Os dados de ontem confirmam a queda na quantidade de Açúcar Total Recuperável (ATR) por tonelada de cana.

Na primeira quinzena deste mês, a retração foi de 4% ante o mesmo período do ano passado. A menor quantidade de ATR prejudica o rendimento industrial das usinas.

-

TATIANA FREITAS (interina)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.