Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Modelo de negócios do Nordeste é 'exportado' ao país

DE SÃO PAULO

Enquanto o setor negocia com bancos e governo medidas para melhorar o crédito e reverter a crise, o modelo de negócios do Norte e do Nordeste ganha destaque e é exportado ao país.

Redes de outras regiões querem aprender a lidar melhor com os consórcios, outra válvula de escape para diminuir a dependência do crédito e destaque das vendas nas duas regiões.

A regional Norte e Nordeste da associação das concessionárias Honda, que detém 79% do mercado nacional, coordena o recém-criado grupo para disseminar a prática.

O desafio é fazer os grupos se acostumarem com um faturamento de prazo mais longo, mas mais sustentado. "Eles estão querendo aprender e não têm tempo a perder", diz Carmem Linhares, coordenadora da comissão.

Em sua rede, a fatia dos consórcios supera 50% das vendas, ante os 30% no país.

Em paralelo, a indústria negocia medidas com os bancos e com o governo.

"Queremos que a aprovação [de crédito] volte ao menos a 35% dos pedidos", diz o diretor da Abraciclo (associação dos fabricantes), José Eduardo Gonçalves.

Cerca de 85% das compras são feitas pelas classes C, D e E, em 80% dos casos modelos de entrada, com preço médio de R$ 6.000.

A associação faz campanha para melhorar o preenchimento das fichas, motivo de boa parte das reprovações.

Apesar das iniciativas, a previsão é de queda de 15% em vendas e na produção em 2012. O parque industrial já soma 2.000 demissões.

(GB)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.